NIPOGES

O projeto NIPOGES tem como foco a gestão sustentável da amêijoa-japonesa através da transferência de conhecimento dos cientistas para as comunidades de pescadores/apanhadores desta espécie nos seguintes locais: Ria de Aveiro, Lagoa de Óbidos, estuário do Tejo e estuário do Sado.

O projeto proposto enquadra-se no âmbito da promoção de uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento, através da transferência desse conhecimento dos cientistas para as comunidades de pescadores.

As atividades a desenvolver neste projeto visam a gestão sustentável da amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), uma espécie introduzida em Portugal e outros países da Europa que, apesar de causar impactos negativos sobre o ecossistema, tem vindo a representar um recurso de elevada importância socio-económica. Sendo a sua erradicação inviável, devido às características do seu ciclo de vida, a pesca sustentável desta espécie representa uma medida de controlo das populações e minimização dos impactos causados, sendo paralelamente um recurso económico de grande relevância a nível local, nacional e mundial.

Os pescadores/apanhadores da amêijoa-japonesa são o elemento chave para por em prática uma atividade de pesca sustentável, carecendo para isso de um conjunto de informação de base sobre a espécie, as suas potencialidades e ameaças, os instrumentos atualmente disponíveis e as possíveis melhorias passíveis de ser implementadas.

Objectivos

Equipas